Conheça a Universidade em que me graduei em Computação em 1991
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

MONOGRAFIA

O Brasil e a Antártida, aspectos ambientais, científico-tecnológico e de cooperação internacional

IV - ASPECTOS AMBIENTAIS

Nós precisamos cuidar de nosso meio ambiente, não importa onde moremos. Neste aspecto, administrar o meio ambiente antártico é igual a administrar nosso próprio quintal. A pesca comercial e a caça a baleias e focas imprimiu perturbações no ecossistema antártico no passado, mas atualmente o ecossistema e a biota terrestre da Antártica são as estruturas menos modificadas, sob o ponto de vista ambiental, de toda a superfície da Terra.

As regiões polares, como a Antártica, desempenham papel importante nos temas ambientais relacionados ao clima global e são vitais para o entendimento do passado, presente e futuro do ecossistema terrestre e suas reações às mudanças naturais ou feitas pelo Homem. A Antártica e o oceano que a rodeia constituem quase a décima parte da superfície do planeta e exercem uma influência determinante na meteorologia e no clima mundial, é a maior parte primitiva e selvagem da Terra. É extremamente hostil, por causa do extremo frio, e formada por volumosas camadas flutuantes de gelo permanente.

A Antártica é o mais frio dos continentes, a média das temperaturas mínimas no inverno é de -75 C e a menor temperatura observada foi de -89 C em 22 de julho de 1983 na base soviética de Vostok a 1.260 Km do pólo e a 3.400 m de altitude. Menos de 0.5% do continente é de terra firme. Os trabalhos de pescas são significantes, assim como operações de turismo, mas a pesquisa científica é a atividade humana principal levada a cabo na Antártica.

A importância do Continente é enorme para a ciência porque é um laboratório natural sem igual por sua preservação ao longo dos anos e por permitir pesquisas de relevância global. Mas muito do valor científico da Antártica será perdido se sua poluição ou significativa perturbação do seu meio ambiente for permitida. Por isto há forte razão para se fazer um esforço especial a fim de proteger o meio ambiente da Antártica e seu oceano circunvizinho. Entre estas razões estão :

Sumário
Continuar...